07 junho 2009

Conhecendo Sampa [Cult]

Título: "Conhecendo Sampa [Cult]"
Local: Museu de arte sacra, Colecção de presépios do mundo, Centro cultural de São Paulo, Livraria Cultura 
Modelos: Anita

________________________________________________

Ora mais um fim-de-semana, mais uma oportunidade para ir conhecendo a cidade... Depois de uma manhã em modo cura de sono, lá fui eu, a bordo do já familiar ônibus para depois apanhar o metrô e chegar ao destino: Museu de Arte Sacra

 

Museu de Arte Sacra de São Paulo: Construido para Mosteiro por frei Galvão, abriga hoje uma colecção de mais de 5 mil peças, das quais apenas 900 ficam expostas permanentemente. Na antiga casa do capelão, anexa, encontra-se uma colecção de presépios oriundos de vários pontos do mundo, com destaque para o presépio napolitano com cerca de 1600 peças. O mosteiro compreende ainda a Capela da Imaculada conceição onde os fiéis deixam por escrito os seus pedidos, que são recolhidos pelas 12 monjas que ainda vivem em clausura no mosteiro.

 

Museu_de_Arte_Sacra,_São_Paulo_01

Museu de Arte Sacra de São Paulo

Presepio_napolitano

Presépio Napolitano

 

Novamente o Metrô e novo destino na rota: Centro Cultural de São Paulo.

 

Centro Cultural de São Paulo: Ocupa um imenso prédio projectado no final da década de 1970; é hoje palco de concertos, ponto de encontro de jovens pesquisadores e oferece actividades culturais gratuitas ou a preços reduzidos (teatro, dança, música, arte e cinema). Possui ainda uma biblioteca com mais de 100 mil títulos disponíveis para consulta, além de uma biblioteca em braile. Pareceu-me um belo local para estudar com muitos jovens a ocupar as também muitas mesas munidos de livros e portáteis.

 

centro_cultural_sao_paulo

Centro Cultural de São Paulo

 

Por último, já a caminho de casa, desviei caminho para a Livraria Cultura, em plena Avenida Paulista.

 

Livraria Cultura: uma conhecida livraria localizada no Conjunto Nacional que é um dos ícones da Av Paulista e ponto de referência da cidade. O Conjunto Nacional reune residências, escritórios comerciais e lojas; nos seus corredores realizam-se exposições de arte. Tem ainda o não menos famoso cinema Bombril. E eu, bem que me sentei na livraria cultura a ler durante um bom bocado e acabei por trazer para casa um livro sobre fotografia que estava órfão e a desejar uma alma caridosa que o adoptasse!

 

livraria_cultura

Livraria Cultura

 

De volta ao aconchego do lar com o pensamento em Portugal, porque a babe Joana faz anos e andará a abanar-se pelo Lux em noite de Chocolate City... e eu aqui tãããããããão longe... sniff!

__________________________________

* Todas as fotos foram "roubadas" da net e não são de minha autoria

That's all Folks

 

Sem comentários: